São as articulações que possibilitam todos os movimentos da mandíbula. Estão localizadas bilateralmente na região anterior dos ouvidos.

Os distúrbios que comprometem as ATMs podem ser de causas intra-articulares ou extra-articulares (de maior ocorrência).

São vários os fatores que levam os pacientes a enfrentarem problemas nas ATMs. Os sintomas geralmente se manifestam através da dor local (facilmente confundida com dor de ouvido), dores de cabeça ou dor nos dentes em geral. Pode ainda ocorrer sensação de cansaço muscular na face e estalidos ao abrir e fechar a boca.

As desordens das ATMs têm como causas principais a mal oclusão (quando os dentes da arcada superior tocam os da arcada inferior de maneira inadequada) e o fator emocional (relacionado ao stress, tão comum na vida moderna).

Não sabemos exatamente qual a velocidade da evolução destes problemas, porém temos experiência para propor tratamentos eficazes que garantem ótimos resultados, devolvendo ao paciente a eficiência mastigatória, o conforto articular e o alívio da dor.

Geralmente o tratamento consiste na redução da dor através de medidas que buscam o restabelecimento do equilíbrio oclusal e o relaxamento muscular tão comprometido quando o paciente se encontra sob stress emocional.

É muito comum que , por confusão na identificação correta dos sintomas , pacientes perturbados por estas desordens procurem ajuda nos consultórios de médicos otorrinolaringologistas ou neurologistas. Porém nosso intuito neste blog, é através da informação, orientá-los na busca do profissional mais qualificado para ajuda-lo a resolver os problemas relacionados às ATMs, que é o cirurgião dentista de sua confiança.