PERGUNTAS FREQUENTES.

Veja aqui quais são as dúvidas mais frequentes sobre Reabilitação Estética Oclusal.

1. O QUE É?

É um protocolo de atendimento focado em melhorar a estética do sorriso, tendo como base a recuperação da dinâmica funcional na mastigação.

2. É UM TRATAMENTO PREVENTIVO OU CURATIVO?

O tratamento deve ser considerado sob dois aspectos:

  • Preventivo, porque ao recuperar a anatomia original dos dentes, a mastigação se torna mais eficiente e trincas e fraturas dentais são evitadas.
  • Curativo, porque cáries, problemas periodontais e articulares ( ATM ) são tratados simultaneamente.

3. COMO É REALIZADO?

Em linhas gerais, fazemos inicialmente uma minuciosa avaliação dos movimentos que os maxilares executam durante a mastigação.

Checamos a mordida e analisamos como cada dente toca em seu oponente. Isto nos permite diagnosticar desvios nas funções de cada dente durante a mastigação decorrentes de vários fatores, tais como:

  • desgaste natural pelo tempo
  • posições viciosas devido às restaurações ” altas “
  • mal oclusões
  • perdas dentais
  • próteses mal ajustadas
  • tratamentos ortodônticos inacabados
  • fraturas e trincas dentais e de restaurações, etc..

Uma vez diagnosticado o problema, fazemos um mapeamento de acordo com critérios específicos e características individuais do paciente.

Estabelecemos uma sequência de correções e passamos a tratar das imperfeições mediante a colocação de material sobre os dentes.

4. QUANDO ESTÁ INDICADO?

Nas seguintes situações: quando notamos que os dentes estão desgastados, quando parece que os dentes diminuíram de altura, quando temos a sensação de boca murcha, quando passamos a ver trincas nos dentes, quando dentes quebram, quando restaurações soltam dos dentes, quando sentimos dores articulares ( próximas à região dos ouvidos ) e também está indicado quando não estamos satisfeitos com a estética do sorriso.

5. É UM TRATAMENTO DEMORADO?

A complexidade do problema oclusal e as condições de saúde bucal do paciente determinarão a duração do tratamento.

6. É UM TRATAMENTO DOLORIDO?

Não, uma vez que as intervenções são realizadas sem necessidade de desgastar tecido dentário. Na maioria das vezes o tratamento se resume na reposição de material para devolver os contornos dentais corretos.

” Faça um agendamento conosco para avaliar o grau de desgaste dos seus dentes. Pode ser o momento de corrigir alguma imperfeição estética- funcional. “